Amigos e/ou Leitores

quinta-feira, 26 de julho de 2012

EU VI UM ANJO

Disseram que morreu o anjo
que andava cambaleando
mas que ele sempre cambaleou
que suas pernas tortas
ao mundo entortou.

Talvez seja verdade e o anjo morreu mesmo
mas disseram que antes ele ludibriou
os meninos de Pau Grande, 
a fome, a fama e as mulheres e os filhos
acho que sim, ele deve ter morrido
Mas antes ele burlou
os joãos brasileiros e suecos, 
computadores soviéticos,
zagalos burocratas,
sovacos de cristo,
vigilância de saldanhas e jornalistas mais
fortunas passageiras e despedidas
infortúnio permanente.

Sim, devo  admitir, posto que devo ser realista, que morreu a alegria
do povo sabemos todos que não se escapa do apito final da morte
mas ele a  driblou antes e passou-lhe entre as pernas 
e ontem eu o vi sorridente bem perto de mim
devia ter uns poucos anos e era ainda pardo

e ziguezagueava e tombava e ludibriava e driblava e burlava
e a zagueira truculenta  corria para acertá-lo na canela
e ele a fitava parado, esperando o momento da botinada fatal
(e juro que fiquei sem respirar temeroso por suas pernas poéticas) 
e a zagueira pulou no carrinho frontal e a vida parou de suspirar  por um instante
e de repente um toque sutil e a bola saltou por cima da  truculenta
e mané garrinchando outra vez a driblou e sorridente pulou também
...
ontem eu o vi e ele passou pela baliza bem próximo de mim
Ele morreu, preciso admitir
Mas está vivo 
está vivo que eu vi...

Rio, 26/07/2012 18h e 43m.


Nenhum comentário: