Amigos e/ou Leitores

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

SOLIDÃO (PARTE 2)

A SOLIDÃO E A  MÚSICA POPULAR

Se o amigo, por curiosidade ou outro motivo qualquer, pesquisar o verbete "Solidão"  no letras.mus.br  ou em outro sítio semelhante, perceberá que a nossa música popular tem na solidão uma das maiores fontes de inspiração. Verá também que a "musa" inspiradora é tratada de diversas formas e acompanhada de outras "musas": saudade, tristeza, resignação, dor de corno, escapismo... Segue alguns trechos de onze canções que retratam um pouco o tema. Apenas a primeira, "Estrela, Estrela", é acompanhada de um vídeo  e está na voz do seu compositor- o gaúcho Vitor Ramil- que, apesar da qualidade de sua obra , é desconhecido do grande público. "Estrela , Estrela" é de fato uma canção de ninar gente grande e faz uma reflexão muito interessante sobre a solidão. É o estar sozinho e em paz, como comentou a amiga Gabriela na postagem anterior. Originalmente, a música de Vitor Ramil   foi lançada  pela baiana Gal Costa que lhe deu uma bela interpretação. No sítio "letras.mus.br" é possível encontrar, na íntegra, as canções citadas abaixo. Outro sítio com letras é o "Vagalume". Espero que o amigo goste do vídeo e que, se possível, colabore nos fazendo lembrar de uma outra canção sobre o o tema. na próxima postagem -Solidão (parte 3)- pretendo, além de republicar o poema Ilhado, expor uma breve reflexão sobre  a "amiga das horas/ prima-irmã do tempo", a Solidão.



Estrela, Estrela
Vitor Ramil
Estrela, estrela
Como ser assim
Tão só, tão só
E nunca sofrer 

Brilhar, brilhar
Quase sem querer
Deixar, deixar
Ser o que se é

No corpo nu
Da constelação
Estás, estás
Sobre uma das mãos

E vais e vens
Como um lampião
Ao vento frio
De um lugar qualquer

É bom saber
Que és parte de mim
Assim como és
Parte das manhãs

Melhor, melhor
É poder gozar
Da paz, da paz
Que trazes aqui

Eu canto, eu canto
Por poder te ver
No céu, no céu
Como um balão

Eu canto e sei
Que também me vês
Aqui, aqui
Com essa canção
      *****

Sempre Não é Todo Dia
Oswaldo Montenegro / Mongol
Eu hoje acordei tão só
Mais só do que eu merecia
Eu acho que será pra sempre
Mas sempre não é todo dia
     ****

Dança da Solidão
Paulinho da Viola
 

Solidão é lava
Que cobre tudo
Amargura em minha boca
Sorri seus dentes de chumbo...


Solidão, palavra
Cavada no coração
Resignado e mudo
No compasso da desilusão...
Desilusão, desilusão
Danço eu, dança você
Na dança da solidão...(2x)

    ****

Tanta Solidão
Victor Chaves / Leo Chave

 
Veja no céu
Hoje a lua não saiu
Sem você
Nem o meu olhar se abriu
Pra não ver tanta solidão
    ****

Solidão
(Alceu Valença)


A solidão é fera, a solidão devora.
É amiga das horas prima-irmã do tempo,
E faz nossos relógios caminharem lentos,
Causando um descompasso no meu coração.

A solidão é fera,
É amiga das horas,
É prima-irmã do tempo,
E faz nossos relógios caminharem lentos
Causando um descompasso no meu coração.

A solidão dos astros;
A solidão da lua;
A solidão da noite;
A slidão da rua.

    ****

Solidão Que Nada
( Cazuza / Nilo Roméro / George Israel )
Cada aeroporto
É um nome num papel
Um novo rosto
Atrás do mesmo véu

Alguém me espera
E adivinha no céu
Que meu novo nome é
Um estranho que me quer

E eu quero tudo
No próximo hotel
Por mar, por terra
Ou via Embratel

Ela é um satélite
E só quer me amar
Mas não há promessas, não
É só um novo lugar

Viver é bom
Nas curvas da estrada
Solidão, que nada
Viver é bom
Partida e chegada
Solidão que nada.
    ****

SOS Solidão
(Lulu Santos)

Se existe alguém na linha
Se tem alguém no ar
Por favor, responda agora
Não me faça esperar
Há uma certa urgência
Alô, informação
Aqui sou eu sozinho
Do outro lado, não sei não sei
Instalei uma antena
E lancei um sinal
Nada no radar
Procuro no dial
Aviso aos navegantes
Tem mais alguém aí?
Só ouço o som da minha própria voz
A repetir
SOS solidão...
    ****

Porto Solidão
( Zeca BahiaGincko)

Meu coração
A calma de um mar
Que guarda tamanhos segredos
Diversos naufragados
E sem tempo...

Rimas, de ventos e velas
Vida que vem e que vai
A solidão que fica e entra
Me arremessando
Contra o cais...
    ****

Doce Solidão
(Marcelo Camelo)

Posso estar só
Mas, sou de todo mundo
Por eu ser só um
Ah, nem! Ah, não! Ah, nem dá!
Solidão, foge que eu te encontro
Que eu já tenho asa
Isso lá é bom, doce solidão?
     ****

Solidão
(Tom Zé)

Se ela nascesse rainha
Se o mundo pudesse aguentar
Os pobres ela pisaria
E os ricos iria humilhar
Milhares de guerras faria
Pra se deleitar
Por isso eu prefiro cantar sozinho


Solidão, que poeira leve
Solidão, olha a casa é sua
O telefone chamou, foi engano
Solidão, que poeira leve
Solidão, olha a casa é sua
E no meu descompasso passo o riso dela
Solidão.
    ****

Solidão De Amigos
 (Jessé)  
Lenha na fogueira, lua na lagoa
Vento na poeira, vai rolando à toa
A cantiga espera quem lhe dê ouvidos
A viola entoa, solidão de amigos

A saudade lembra de lembranças tantas
Que por si navegam nessas águas mansas
A saudade lembra de lembranças tantas
Que por si navegam nessas águas mansas

Um comentário:

Giovana disse...

A que mais me tocou foi a do Alceu Valença, quando fala de descompasso no coração. Eu sou bem assim mesmo.Meu coração anda muito solitário, e olha que ele nao tem motivos para isso, amo meu trabalho, tenho uma filha MARAVILHOSA, uma familia unida, mas acho que "falta" alguma coisa pois constantemente Me sinto só e, vou te confidenciar uma coisa, ás vezes até choro.....