Amigos e/ou Leitores

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

SOLIDÃO (PARTE 1)

VAZIO E SOLIDÃO













P.S.:          Antes do próximo texto duas perguntas:  O que é a solidão? Existe solidões ou toda solidão é uma só?


4 comentários:

Gabriela disse...

Acho que as pessoas se equivocam muito em relação à solidão.
Respondendo parcialmente a sua pargunta, existe, sim, "mais de uma" solidão. É o que eu acredito; a solidão não é, necessariamente, vazia como se diz, muito pelo contrário, ela pode ser muito preenchida, sem dúvida educativa, depende do que vc faz dela.
Não vejo problema em estar só, na verdade gosto. Acho que algumas pessoas estão tão sozinhas e nem percebem, buscam o preenchimento do vazio interno nas coisas externas - pessoas, dinheiro, bens - e ainda continuam (essas sim) vazias e sós. O medo da solidão, muitas vezes, é medo de si mesmo, da sua própria companhia. Se você estiver pleno, não vai se sentir sozinho quando estiver só. Dá pra entender?
Estar sozinho não significa ser sozinho ou vazio. Gostaria que mais pessoas entendessem isso.

Jorge Willian da Costa Lino disse...

Valeu, Gabriela. Claro que dá para te entender. Na verdade, concordo com você. Na maioria das vezes acho que o que chamam de solidão é apenas (sic) um vazio existencial. Também acho que algumas vezes a solidão é algo que nos acrescenta e, como vc disse, pode ser educativa. Mas acho também que há outras formas da solidão em nós. Algumas destas são acompanhadas de tristezas e dores. Pretendo postar dois textos sobre a solidão. O primeiro será com trechos retirados de letras da MPB e o segundo com uma pequena reflexão sobre o tema a partir de uma antiga postagem -o poema Solidão e a sua relação com as letra de duas músicas (uma de Paulinho da Viola e outra de Alceu Valença)que me ocorreram no momento de criação do poema.

Giovana disse...

Estou escrevendo aqui antes d eler seu novo post para não ser influenciada. Solidão, no momento é o que eu mais tenho sentido, pelo momento que estou passando, mesmo cercada de amigos, eu me sinto sozinha. As vezes estamos em uma festa, gente para todo lado e estamos sentindo "soilidão"
Acho que algumas vezes solidão nada mais é do que "saudade' de alguém. Vc sente falta da pessoa que se sente só.
Outras vezes, vc precisa mesmo da Solidão, para pensar, refletir, colocar a cabecinha no lugar, e nesses momentos é a melhor coisa a se fazer. ficar só.
É isso q eu penso....

Jorge Willian da Costa Lino disse...

Querida Geovana, também gosto muito da canção do mestre Alceu.Ele nos fala da solidão que dói, que fere. Na terceira parte desse tema, pretendo colocar duas canções para ilustrar o poema Ilhado de minha autoria e um pequeno texto em torno da solidão.