Amigos e/ou Leitores

quarta-feira, 2 de março de 2011

CARNAVAL E MÚSICA PRA-PULAR-BRASILEIRA (O FREVO É NOSSO)

É CARNAVAL. COMO DEVERIA SER A MAIOR PARTE DO ANO PARA TODOS: ALEGRIA, FESTA, MÚSICA, NAMORO, PRAZERES. "MAS A VIDA É REAL E DE VIÉS",COMO NOS DISSE O VELHO CAETANO. ELA VAI DO JEITO QUE A CRIAMOS. E CRIAMOS FOMES, REPRESSÕES, TRABALHOS ALIENADOS E EXPLORAÇÕES

MAS É CARNAVAL E A GENTE BURLA A VIDA E CAI NA FOLIA. E É NESTA HORA QUE A MÚSICA FEITA PARA DANÇAR SE MOSTRA AMIGA   DA ALEGRIA, DA FESTA,  DO NAMORO, DO PRAZER. ALGUMAS MÚSICAS FEITAS PARA DANÇAR TEM LETRAS BELÍSSIMAS, OUTRAS QUASE OU NADA DIZEM, MAS AO OUVI-LAS OS CORPOS SE MEXEM. PODE SER UM FREVO, UM SAMBA, UM ROCK, UM FUNK...PODEMOS ATÉ DIZER QUE NÃO GOSTAMOS, MAS SUAS BATIDAS FAZEM O CORPO REMEXER. PODE NÃO GOSTAR, "MAS NO ENTANTO ELE SE MOVE, COMO PROVA O GALILEU" DA PEÇA DO VELHO CHICO. O QUE TERIA SIDO DAS FESTAS SEM O (QUASE) NADA DIZER DE BENJOR, TIM MAIA E OUTROS?

GOSTO MUITO DE SAMBA, MAS ACHO QUE A MÚSICA BRASILEIRA MAS DANÇANTE É O FREVO. RASGADO OU CANÇÃO, DE BLOCO OU DE RUA, O FREVO NOS FAZ FERVER. ONDE ELE SE APRESENTA O CARNAVAL É AINDA MAIS POPULAR. PENA QUE A BAHIA QUE NOS DEU GRANDES COMPOSITORES DE FREVO (MORAES MOREIRA, POR EXEMPLO) HOJE PÕE CORDAS SEPARANDO O POVO DOS GRUPOS CARNAVALESCOS DE LÁ. SÓ O TRIO ELÉTRICO COMANDADO POR ARMADINHO SE ABRE REALMENTE AO POVO. E O TIO ELÉTRICO DE OSMAR AINDA NOS APRESENTA O FREVO DOS BAIANOS. OS OUTRO CADA VEZ MAIS CAEM  NA TENTAÇÃO FÁCIL DO AXÉ MUSIQUE.

FELIZES SÃO OS PERNAMBUCANOS: "É O FREVO , É O FREVO. É O FREVO", NA HOMENAGEM DA MANGUEIRA. ELES TEM O VASSOURINHA, O MAESTRO SPOK, GALO DA MADRUGADA, SILVÉRIO, LULA QUEIROGA, GERALDO AZEVEDO E O ELÉTRICO E CARNAVALESCO ALCEU VALENÇA. UM RARO "JOVEM" HOJE QUE NOS ENCANTA DESDE OS ANOS 70. PAI DE  MORENA TROPICANA,  ANJO AVESSO, MARACATUS, FREVOS E OUTROS RITMOS DE NOSSA CULTURA. ALCEU É HOJE UM DOS MAIORES EXPOENTES DE  NOSSA MÚSICA POPULAR, PRINCIPALMENTE A FEITA PARA DANÇAR. E NO SEU CASO, COM  LETRAS QUE TEM O QUE NOS DIZER. 

PARA  HOMENAGEAR O FREVO E OS SEUS CRIADORES SEGUE UMA SÉRIE DE VÍDEOS SOBRE O TEMA.

FREVO, UMA PEQUENA HISTÓRIA
da capoeira ao frevo

O FREVO E A GUARDA SOVIÉTICA (MONTAGEM)
 Galo da Madrugada: "ontem sonhei que estava em Moscou"
E aproveite para ouvir algumas canções russas.


ALCEU E A LUA DE OLINDA

Um frevo de Alceu, mas no final desta apresentação tem mais

ESCOLA DE FREVO

A transformação que a dança  frevo permite à juventude

FREVO CANÇÃO "TAPIOCA DE OLINDA"
Um frevo em um dos melhores disco de Moraes  

CAETANO HOMENAGEIA O TRIO DE DODÔ E OSMAR
"atrás do trio elétrico só não vai que já morreu"

RITMOS DA FOLIA (SARAU)
músicas e entrevista sobre  e os ritmos do carnaval pernambucano

Nenhum comentário: