Amigos e/ou Leitores

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Ser Presente

          Futuro? Não! Eu não penso nele !
          Ele não está presente e nele eu não vivo.
          Só existe  vida  agora e aqui.
          Só o presente se faz presente,
          Só o momento sempre se apresenta
          E só nele eu estou presente,          
          E nele é que eu me apresento.
         
         Dentro aqui não há espaço para o futuro,
         Aqui dentro ele não ocupa espaço algum.
         Não me ocupo em devaneios futuristas
         Nem penso expectativas do ausente.
         Não me culpe se não me preocupo,
         Nenhuma pré-ocupação é possível.
         O presente ocupa todos os espaços,
         Não há lacunas pré-ocupadas,
         Não há tempo nem espaços para o futuro.

         Só o presente existe
         E dentro dele habita a eternidade do meu ser.
         Estou presente! Sou presente!
         Só há vida aqui e agora
         E trago comigo o peso leve
         Das pedras que minha correnteza trouxe.
         E levo comigo pedras caídas das margens
         Que minha correnteza  arrasta.
         Mas não as levo para o futuro,
         Levo em mim  na direção do ser,
         Na direção do vir-a-ser Eterno.
                         05/09/03
        
             Acho que já deu para perceber que a reflexão sobre o Ser e o Tempo é uma constante ma minha produção. Já nem tenho noção de quantas vezes me vi escrevendo sobre os temas. Além desses, a reflexão sobre a Poética é  outro tema que também sempre se apresenta.
             Este poema é um, entre muitos, que foi influenciado pelo dialético Heráclito, porém, neste caso, o filósofo-místico grego não está sozinho, há um diálogo com o místico indiano Osho. Ambos têm em comum, o fato de serem considerados autores malditos no Ocidente.